TÍTULO ORIGINAL :- The Great Ziegfeld
DIRETOR :- Robert Z. Leonard
ELENCO :-
William Powell (Florenz Ziegfeld Jr)
Myrna Loy (Billie Burke)
Luise Rainer (Anna Held)
Frank Morgan (Jack Billings)
Virginia Bruce (Audrey Dane)
Reginald Owen (Sampston)
Ernest Cossart (Sidney)
Nat Pendleton (Sandow)
Fanny Brice (Fannie Brice)
Ray Bolger (Ray Bolger)
Joseph Cawthorn (Dr. Ziegfeld)
Harriet Hoctor (Harriet Hoctor)
Jean Chatburn (Mary Lou)
Paul Irving (Erlanger)
Herman Bing (Costumer)
Charles Judels (Pierre)
Marcelle Corday (Marie)
Raymond Walburn (Sage)
A.A. Trimble (Will Rogers)
Buddy Doyle (Eddie Cantor)
Franklyn Ardell (Allen)
SINOPSE :-
O empresário Florenz Ziegfeld (William Powell) começou a fazer sucesso no mundo do showbusiness após comandar o espetáculo do fisiculturista Eugen Sandow (Nat Pendleton). Daí em diante, o homem de negócios se dedicou a produzir espetáculos e inicia uma carreira cheia de altos e baixos.
CURIOSIDADES :-
– Billie Burke, a esposa do verdadeiro Florenz Ziegfeld Jr., fez uma visita ao set do filme um dia. Enquanto estava lá, ela foi fotografada com Myrna Loy, que estava representando Burke no filme.
– A Universal Pictures comprou os direitos para filmar a história de vida de Ziegfeld de sua viúva Billie Burke no final de 1933. William Powell interpretaria Florenz Ziegfeld Jr., Billie Burke interpretaria ela mesma, e o filme ainda contaria com participações especiais de Fanny Brice, Judy Garland (e suas irmãs), Eddie Cantor e Ray Bolger. Quando a Universal decidiu fazer uma versão cinematográfica fiel do musical “Show Boat” de Kern-Hammerstein, que teve a sua versão nos palcos produzida pelo próprio Ziegfeld, os diretores do estúdio venderam “Ziegfeld – O Criador de Estrelas” para a MGM, ainda em pré-produção. Apenas Powell, Brice e Bolger mantiveram-se na versão final. Ironicamente, a MGM iria comprar os direitos de “Show Boat” da Universal, em 1942, e refazer o musical, em Technicolor, em 1951.
– William Powell foi emprestado pela MGM para a Universal para o filme, mas a Universal vendeu o filme para a MGM quando os custos aumentaram. Então, em vez disso, Powell fez “Irene, a Teimosa” para a Universal.
– A sequência de “A Pretty Girl Is Like a Melody” foi filmada em dois longos takes após várias semanas de ensaios e filmagens (um corte definitivo é feito quando há um movimento de close-up sobre o cantor vestido como Pagliacci, provavelmente realizado para efetuar uma mudança na posição da câmera, necessária para iniciar o movimento implacável até a enorme escadaria). Essa cena conta com a participação de 180 artistas e custou 220.000 dólares; 4.300 metros de seda rayon foram usados ??para as cortinas.
PREMIAÇÕES :-
– Ganhou o Oscar 1937, nas categorias:
Melhor Filme,
Melhor Atriz e
Melhor Direção de Dança.
– Indicado, nas categorias:
Melhor Direção,
Melhor Montagem e
Melhor Direção de Arte.