­

O GRANDE MOTIM – 1935

0

TÍTULO ORIGINAL :- Mutiny on the Bounty

DIRETOR :- Frank Lloyd

ELENCO :-
Charles Laughton (Captain William Bligh)
Clark Gable (Fletcher Christian)
Franchot Tone (Roger Byan)
Herbert Mundin (Smith)
Dudley Digges (Bacchus)
Donald Crisp (Burkitt)
Henry Stephenson (Sir Joseph Banks)
Spring Byington (Sra. Byam)
Francis Lister (Captain Nelson)
Movita (Tehanni)
Mamo Clark (Maimiti)
Byron Russell (Quintal)
Percy Waram (Coleman)
David Torrence (Lorde Hood)
John Harrington (Sr.Purcell)
Douglas Walton (Stewart)
Ian Wolfe (Maggs)
Eddie Quillan (Ellison)

SINOPSE :-
Em 1787 o navio Bounty, da marinha britânica, se prepara para ir ao Taiti, com o objetivo de trazer mudas da fruta-pão e levá-las para a Inglaterra. Se a viagem de ida foi um terror, devido a um capitão tirânico e mau caráter, o retorno foi o pior dos pesadelos, quando se dava mais importância às plantas do que as marinheiros. Esta situação acaba resultando em um motim, no qual o capitão e seus colaboradores são colocados em um barco enquanto os revoltosos retornam ao Taiti.

CURIOSIDADES :-
– Clark Gable teve que tirar seu famoso bigode para as filmagens, na intenção de dar ao seu personagem uma maior exatidão histórica. Na época em que a história de O Grande Motim ocorre não era permitido pela marinha britânica que seus integrantes usassem bigode.

– Enquanto Charles Laughton interpretava William Bligh, que realizou um dos maiores feitos do mundo de navegação depois de ter sido lançado à deriva no mar com os amotinados do Bounty, estava, na realidade, amedrontado pelo oceano e violentamente enjoado durante a maior parte da filmagem.

– Wallace Beery recusou interpretar o personagem Capitão Bligh por não gostar de Clark Gable e, por causa disto, não querer conviver com o ator durante o período das filmagens.

– A MGM queria que Cary Grant interpretasse o personagem Roger Byam, mas como o ator estava sob contrato com a Paramount Pictures não pôde interpretar o personagem.

– O produtor Irving Thalberg escalou os atores Clark Gable e Charles Laughton juntos na esperança de que eles se odiassem durante as filmagens, acreditando que isto transpareceria também para seus personagens em cena.

– O assistente de câmera Glenn Strong, que trabalhava na 2ª unidade, faleceu durante as filmagens. Strong estava rodando cenas do exterior de um barco quando este virou em cima dele. O barco no momento tinha 55 pessoas a bordo, entre integrantes do elenco e da equipe técnica.

– Trata-se do único filme na história do Oscar a ter três indicados na categoria de melhor ator.

– Foi o último ganhador do Oscar de melhor filme que não venceu em mais nenhuma categoria.

– A MGM adquiriu os direitos de um semi-documentário australiano chamado In the Wake of Bounty (1933), no qual o personagem de Clark Gable era interpretado por Errol Flynn. A intenção do estúdio era impedir que este filme fosse lançado nos Estados Unidos, prejudicando o desempenho de O Grande Motim nas bilheterias.

– Refilmado como O Grande Motim (1962) e Rebelião em Alto-Mar (1984).

PREMIAÇÕES :-
– Ganhou o Oscar 1936, na categoria:
Melhor Filme.
Indicado, nas categorias:
Melhor Diretor,
Melhor Ator – Clark Gable, Franchot Tone e Charles Laughton,
Melhor Edição,
Melhor Trilha Sonora e
Melhor Roteiro – Talbot Jennings, Jules Furthman, Carey Wilson.

Compartilhar.

Sobre autor

Deixe um comentário