- FILMES ANOS 70
TÍTULO ORIGINAL :- A Star Is Born
DIRETOR :- Frank Pierson
ELENCO :-
Barbra Streisand (Esther Hoffman)
Kris Kristofferson (John Norman Howard)
Gary Busey (Bobbie Ritchie)
Oliver Clark (Gary Danziger)
Sally Kirkland (Photographer)
Robert Englund (Marty)
Paul Mazursky (Brian)
Venetta Fields (One of the Oreos)
Clydie King (One of the Oreos)
Marta Heflin (Quentin)
M.G. Kelly (Bebe Jesus)
Joanne Linville (Freddie)
Uncle Rudy (Mo)
Bill Graham (O Próprio)
Rita Coolidge (A Própria)
Tony Orlando (O Próprio)
Brent Carpenter (Extra)
Sandy Helberg (Kevin)
SINOPSE :-
Esther (Barbra Streisand) é uma jovem cantora iniciante que se envolve romanticamente com John (Kris Kristofferson), um famoso astro do rock. Ele a ajuda a deslanchar sua carreira, e ela começa também a se tornar uma estrela. Só que à medida que o sucesso de Esther cresce, John vai se afundando no álcool e nas drogas, e começa um processo de declínio na sua carreira. Ela tenta nesse momento retribuir toda a ajuda que ele já lhe deu, mas ela é repelida, e o relacionamento dos dois sai prejudicado dessa confusão, mesmo com eles ainda apaixonados um pelo outro.
CURIOSIDADES :-
– Para o papel do cantor John, foram considerados Neil Diamond e Marlon Brando, mas os produtores queriam Elvis Presley, que deixou de participar por falta de acordo com o empresário do cantor, o Coronel Tom Parker.
– Outra opção que foi considerado para o papel de John Norman Howard foi o mick Jagger.
– Barbra Streisand queria que o papel de John Norman Howard fosse interpretado ou por Elvis Presley ou por Marlon Brando.
– Barbra Streisand insistiu para que Elvis Presley fizesse o papel de John Norman Howard. Ela inclusive foi até Las Vegas para ver Elvis depois de uma das suas performances em 1975 e falou com ele diretamente para tentar convencê-lo a ficar com o papel. Elvis até pensou em fazer, mas Colonel Tom Parker, seu agente, ficou irritado que Barbra não foi falar com ele antes de chegar até Elvis. Parker disse então aos produtores que se eles quisessem Elvis, o nome do roqueiro teria que estar no topo do poster do filme, acima até do da Barbra Streisand. Além disso, Elvis pediu uma enorme quantia de dinheiro, e os produtores resolveram não arriscar porque ele não atuava em um filme desde 1969, e ninguém sabia como seria sua performance nas bilheterias. Por causa disso tudo, Elvis acabou por não fazer o filme, mas ele sempre foi a primeira opção de Barbra.
– O filme de Pierson é uma terceira versão do filme originariamente lançado como um drama em 1937, com Janet Gaynor e Fredric March; e depois refilmado em 1954 como um musical, com Judy Garland e James Mason, Lançado uma nova versão em 2018 com Lady Gaga e Bradley Cooper nos papéis principal.
– O roteiro é baseado no original de 1937, escrito por William A. Wellman e Robert Carson.
– Geralmente considerado pelos críticos como a pior das três produções, a versão de Pierson foi um grande sucesso popular nos anos 70, além de consagrar várias canções de Barbra Streisand, principalmente Evergreen. O filme teve locações no estado do Arizona.
PREMIAÇÕES :-
– Ganhou o Oscar 1977, na categoria:
Melhor canção original (Evergreen, de Streisand e Paul Williams).
– Indicado nas categorias:
Melhor fotografia (Robert Surtees),
Melhor som (Robert Knudson, Dan Wallin, Robert Glass e Tom Overton) e
Melhor trilha sonora (Roger Kellaway).
– Globo o Globo de Ouro 1977, nas categorias:
Melhor filme musical ou comédia,
Melhor atriz (Streisand),
Melhor ator (Kristofferson),
Melhor trilha musical (Paul Williams e Kenny Ascher) e
Melhor canção original.
– Ganhou o Grammy 1978, na categoria:
Melhor canção do ano, por Evergreen.
– Ganhou o BAFTA 1978, na categoria:
Melhor trilha sonora e ao Prêmio Anthony Asquith para filme musical.