TÍTULO ORIGINAL :- Era Uma Vez
DIRETOR :- Breno Silveira
ELENCO :-
Thiago Martins (Dé)
Vitória Frate (Nina)
Rocco Pitanga (Carlão)
Cyria Coentro (Bernadete)
Paulo César Grande (Evandro)
Marcos Pitombo (Dudu)
Luana Schneider (Cacau)
Fernando Brito (Beto)
Rodrigo Costa (Dé – criança)
SINOPSE:-
Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados.
CURIOSIDADES :-
– É o 2º filme dirigido por Breno Silveira. O anterior foi 2 Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo & Luciano (2005).
– Breno Silveira teve a idéia de Era Uma Vez… em 1987, quando trabalhou como câmera no documentário Santa Marta – Duas Semanas no Morro.
– Thiago Martins precisou fazer 4 testes durante um ano e meio até convencer o diretor.
– Estreia de Vitória Frate no cinema.
– A roteirista Patrícia Andrade frequentou por um bom tempo o morro do Cantagalo, com o objetivo de conhecê-lo melhor e tornar a história do filme o mais realista possível.
– A produção de Era Uma Vez… começou 4 meses antes das filmagens. O próprio Breno Silveira foi ao morro do Cantagalo conhecer os líderes comunitários e alguns moradores, para explicar como seria o filme.
– Thiago Martins precisou fazer 4 testes durante um ano e meio, até convencer o diretor Breno Silveira de que deveria ser escalado para o personagem Dé.
– Estréia de Vitória Frate no cinema.
– As filmagens ocorreram nos meses de maio e junho de 2007.
– Foi parcialmente financiado com recursos obtidos através da Lei Federal 8.685/93, assim como o Prêmio Adicional de Renda 2006 e o Edital de Finalização da Ancine 2007.