TÍTULO ORIGINAL :- From Here to Eternity
DIRETOR :- Fred Zinnemann
ELENCO :-
Burt Lancaster (Sargento Milton Warden)
Montgomery Cliff (Robert E. Lee “Prew” Prewitt)
Deborah Kerr (Karen Holmes)
Donna Reed (Alma Burke)
Frank Sinatra (Angelo Maggio)
Philip Ober (Capitão Dana Holmes)
Mickey Shaughnessy (Leva)
Harry Bellaver (Mazzioli)
Ernest Borgnine (Sargento “Fatso” Judson)
Jack Warden (Cabo Buckley)
John Dennis (Sargento Ike Galovitch)
Merle Travis (Sal Anderson)
Tim Ryan (Sargento Pete Karelsen)
George Reeves (Sargento Maylon Stark)
SINOPSE :-
Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa terminantemente. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta em um inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. Para complicar a situação na base, Maggio (Frank Sinatra), um amigo de Prewitt, é vítima de Fatso (Ernest Borgnine), um sádico sargento, e Prewitt se apaixona por uma prostituta. Mas enquanto todos estes acontecimentos têm andamentos algo muito mais grave está para acontecer: o ataque japonês a Pearl Harbor.
CURIOSIDADES :-
– Este é o 1º de 3 filmes em que Burt Lancaster e Deborah Kerr atuaram juntos. Os demais foram Vidas Separadas (1958) e Os Pára-quedistas Estão Chegando (1969).
– Era desejo de Harry Cohn, executivo da Columbia na época da produção de A um Passo da Eternidade, que os atores Aldo Ray e Joan Crawford interpretassem os personagens Prewitt e Karen Holmes, respectivamente.
– O filme possui uma das cenas de beijo mais famosas de toda a história do cinema. O mesmo chegou a ser considerado ousado na época.
– Foi o primeiro filme a igualar a marca de E o Vento Levou (1939) ganhando 8 Oscars.
– Este filme marcou o retorno de Frank Sinatra aos cinemas, coroado com um Oscar. Comenta-se que a participação dele na película foi comprada pela máfia.
– Joan Crawford recusou-se a participar por detestar os figurinos.
– Na época do lançamento de A um Passo da Eternidade surgiu um rumor de que todas as cenas em que o ator George Reeves aparecia foram retiradas do filme na edição final, já que nas pré-estréias realizadas o público o reconhecera como sendo o intérprete do Superman na TV. De acordo com o diretor Fred Zinnemann, o roteirista Daniel Taradash e o diretor-assistente Earl Bellamy, tais rumores são falsos e todas as cenas gravadas por Reeves foram incluídas no filme.
PREMIAÇÕES :-
– Ganhou o Oscar 1954, nas categorias:
Melhor filme,
Melhor direção (Fred Zinnemann),
Melhor roteiro Adaptado,
Melhor fotografia,
Melhor ator Coadjuvante (Frank Sinatra),
Melhor atriz Coadjuvante (Donna Reed),
Melhor montagem e
Melhor som.
– Indicado, nas categorias:
Melhor ator (Burt Lancaster e Montgomery Clift),
Melhor atriz (Deborah Kerr),
Melhor trilha Sonora e
melhor figurino (preto e branco).
– Ganhou o Globo de Ouro, nas categorias:
Melhor direção e
Melhor ator Coadjuvante (Frank Sinatra).